Acerca de mim

A minha foto
Figueira da Foz
Somos alunos do 6º ano e GOSTAMOS DE LER!! Semanalmente, na aula de Língua Portuguesa apresentamos sugestões de leituras que queremos partilhar convosco.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

Ficha de Leitura

Título da obra: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban
Título original: Harry Potter and Prisoner of Azkaban
Nome do autor: J. K. Rowling
Nome do ilustrador: Michael Wildsmith
Editora: Editorial Presença
Edição: 24ª edição
Local e data de publicação: Lisboa, julho de 2011
Tradução de: Isabel Fraga
Coleção: Estrela do mar
Nº de páginas: 345

Resumo: Este é o terceiro ano de Harry Potter e seus colegas na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Eles aprendem feitiçaria mais avançada e o ano torna-se ainda mais tenebroso e sombrio.
            Azkaban é a prisão para magos e bruxos infratores, vigiada pelos medonhos guardas dementors, que se alimentam da alma dos prisioneiros. Segundo se dizia, o lugar era terrível.
            Todo o terceiro ano de Harry na escola envolve a luta contra o mal mais nojento imaginável – um prisioneiro que fugiu e que planeja matar Harry - e os guardas da prisão vieram a Hogwarts para tentar fazer a recaptura. Para Harry, toda a sequência de eventos é quase mais do que ele pode suportar, mesmo sendo ele um bruxo com tradição familiar muito poderosa; afinal, ele ainda só tem treze anos de idade.
            Por doze longos anos, a pavorosa fortaleza de Azkaban manteve em detenção um infame prisioneiro chamado Sirius Black, condenado por ter matado treze pessoas com uma única maldição. Acredita-se que ele seja o herdeiro aparente do Senhor das Trevas, Lord Voldermort. Agora ele escapou, deixando somente duas pistas sobre o lugar para onde pode estar a ir: Os guardas de Azkaban ouviram Black falando durante o sono: Ele está em Hogwarts... Ele está em Hogwarts. Harry Potter não está seguro, nem mesmo sob a proteção das muralhas da sua Escola de Magia, e cercado pelos seus amigos. A derrota que Harry Potter deu a Lord Voldermort também resultou na queda de Sirius Black.          

            Além disso, existem indícios da existência de um traidor entre eles. No entanto, num final surpreendente, Harry descobre que o seu inimigo não é Sirius Black! Na verdade, Sirius Black foi encarcerado por lançar uma maldição e matar trezes pessoas e foi mantido aprisionado em Azkaban por doze anos, mas era inocente. Harry descobre que Sirius é seu protetor e que realmente cuida dele. Quem o queria matar era Peter Pettigrew, um animagus (feiticeiro que tem o dom de se transformar num animal) ilegal, e que na verdade era Scabbers, o suposto rato de Ron Weasley. 

            Se ficaram admirados, leiam o livro!!!  
O que é que mais te agradou neste livro?

A parte que mais me agradou neste livro foi quando eles estavam todos na cabana dos gritos e o Harry percebeu que Sirius Black não tinha traído os seus pais nem o queria matar, e também gostei do dia em que saíram os resultados dos exames e o Harry passou a todos (inclusivamente a poções, a pior disciplina do Harry, dada pelo professor Snape).

De que é que gostaste menos?
Da parte em que o Harry é visto por Malfoy (um aluno dos Slitherin que é seu inimigo) em Hogsmeade (a única aldeia do mundo que é apenas habitada por feiticeiros, e à qual Harry não tinha autorização para ir, pois o tio não a tinha assinado).

Recomendarias este livro a um amigo?
Sim, a todos os que gostam de mistério e acção.

Sugerido por: João Medina

Sem comentários:

Enviar um comentário